dados da fiemt

Coronavírus é responsável por desaquecimento da atividade industrial em MT

Números acompanham a tendência de queda de produção tanto da região Centro-Oeste quando do Brasil.
Terça-feira 19 de Maio de 2020
MT Econômico
Coronavírus é responsável por desaquecimento da atividade industrial em MT

Pesquisa da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) detectou a queda da atividade industrial no estado. Índice da Capacidade Instalada (UCI), que mede o aquecimento do setor, registrou 53% de queda em comparação aos últimos 12 meses. 

De acordo com a federação, desaquecimento é decorrente da crise decorrente do novo coronavírus. Números acompanham a tendência de queda de produção tanto da região Centro-Oeste quanto do Brasil.

Indicador estadual registrou 39,10 pontos em março. Número de empregados também apresentou redução, com menos 3,5 pontos. Este é o menor resultado nos últimos 12 meses. 

Principal problema enfrentado no estado é o alto custo ou alta de matéria prima, com 34,4%. Demanda interna insuficiente e alta carga tributária aparece em segundo lugar, com 21,6%. É a primeira vez deste o primeiro trimestre de 2018 que a alta carga tributária não lidera o ranking. 

Pesquisa também revelou uma redução nas expectativas dos industriais em abril de, no mínimo, 16 pontos de todos os indicadores. Pessimismo é sentido em relação a demanda, que atingiu 37,8 pontos, uma queda de 21,8 pontos em comparação a março. 

Leia mais: Fiemt aponta redução de 6% no impacto sofrido pelas indústrias em Mato Grosso


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS