A Engie anunciou o lançamento de desafios para startups: o objetivo é buscar empresas inovadoras que possam ajudar a empresa no desenvolvimento de projetos voltados às áreas de inteligência de mercado e marketing e operação. De acordo com o diretor de Novos Negócios, Estratégia e Inovação da Engie Guilherme Ferrari, a empresa quer se conectar com startups que tenham soluções ou potencial de desenvolvimento de soluções que contribuam com o seu negócio, trazendo eficiência, introduzindo novas tecnologia ou melhorando os processos da empresa.
O lançamento da iniciativa será durante o Open Day promovido pelo LinkLab, programa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia que tem por objetivo aproximar grandes empresas e startups. O evento será realizado nesta terça-feira, 14 de julho, em edição totalmente online por conta da pandemia da Covid-19. A Engie conta com uma sala no LinkLab, que funciona como um hub de conexões e oportunidades com foco em inovação.
Por meio da parceria com as startups, a Engie pretende buscar inovação em quatro elementos da companhia – três de Inteligência de mercado e marketing e outro de operação: realidade virtual/ ambiente virtual, processamento de linguagem natural para Customer Experience, reconhecimento automático de texto e interpretação semântica e Inteligência Artificial na Operação de Sistemas Elétricos de Potência. Para o projeto de realidade virtual/ambiente virtual, o objetivo é usar esse tipo de tecnologia para vistorias em subestações e medidores de energia de clientes da empresa, substituindo as visitas de um inspetor. Na área de processamento de linguagem natural para Customer Experience, a meta é identificar a satisfação dos clientes a partir de interações por textos.
Na iniciativa de reconhecimento automático de texto e interpretação semântica, a ideia é facilitar o reconhecimento de textos a partir de arquivos de imagem, e estruturar dados de documentos que não mantêm padrão de posicionamento de textos e tabelas. Já para o projeto de Inteligência Artificial na Operação de Sistemas Elétricos de Potência, a empresa busca soluções relacionadas à operação de sistemas elétricos de potência.
As inscrições para o Open Day promovido pelo LinkLab são gratuitas e estão abertas para startups de todo o Brasil por meio do site https://openday.linklabacate.com.br/. Após a inscrição, as informações das startups são enviadas às corporates, que, junto ao time LinkLab, pré-selecionam e enquadram as iniciativas de acordo com suas áreas de interesse. As startups selecionadas terão a oportunidade de apresentar seu negócio às empresas. Assim que ocorrer um match, é realizada uma reunião de alinhamento do escopo do projeto e, a partir daí, a startup passa a fazer parte da rede de inovação aberta da corporate, recebendo suporte e acompanhamento da LinkLab para garantir o flow do projeto.
Leia mais: Conheça 5 lawtechs que estão transformando o setor jurídico
Potencialidades produtivas de Mato Grosso atraem interesse de chineses
Evento debate inteligência artificial na fiscalização de estabelecimentos comerciais
Opinião: As principais barreiras para a inovação no meio rural
Engie abre programa de inovação para startups
Seciteci participa de hackathon internacional para solucionar problemas de impacto mundial
Potencialidades produtivas de Mato Grosso atraem interesse de chineses
Evento debate inteligência artificial na fiscalização de estabelecimentos comerciais
Opinião: As principais barreiras para a inovação no meio rural
Engie abre programa de inovação para startups
Edital de R$ 50 milhões incentiva projetos de inovação que envolvam tecnologias