segundo conab

Produção de gergelim aumenta 196% em Mato Grosso e Estado deve ser líder no Brasil

Produção de gergelim aumenta 196% e Mato Grosso deve ser líder no Brasil
Quinta-feira 25 de Junho de 2020
MT Econômico
Produção de gergelim aumenta 196% em Mato Grosso e Estado deve ser líder no Brasil

Na safra de 2019/2020, Mato Grosso deve ser o maior produtor de gergelim do Brasil. Foram destinados 157 mil hectares para a cultura, 196% a mais do que na safra passada, quando foram cultivados apenas 53 mil hectares. Dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

Colheita começou e de acordo com a companhia teve 1% de avanço. Atividades começaram em maio e maior parte da atividade deve se concentrar entre junho e julho. 

Clima da região neste momento favorece as lavouras. Além disso, o clima do estado de maneira geral fez com que o gergelim tivesse boa adaptação e, com isto, favoreceu o aumento de seu cultivo. 

“Em relação ao mercado, os preços têm obtido suporte devido ao dólar em alta, obtendo cotações superiores a R$ 3 por quilo, por ser vinculada ao mercado externo”, diz treco do documento.

Estimativa da Conab é que a haja a produtividade média de 799 kg por hectare. Como resultado, são esperadas 125,4 mil toneladas de gergelim produzidos em Mato Grosso. Principais compradores do produto brasileiros são Vietnã, Turquia, Guatemala e Arábia Saudita.

Leia mais: Conab estima 20% de redução no cultivo da mamona em Mato Grosso
 


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS