FÓRUM SEBRAE

Avaliação do Fórum Sebrae de Negócios é positiva

Estimativa inicial aponta movimentação acima de 156 milhões em negócios possíveis de serem fechados nos próximos 12 meses
Quarta-feira 13 de Setembro de 2017
Redação
Avaliação do Fórum Sebrae de Negócios é positiva
Foto: Reprodução

O  Fórum Sebrae de Negócios de 2017 reuniu 907 participantes e teve um saldo positivo. A estimativa inicial de possibilidades de negócios a serem fechados nos próximos 12 meses em função dos contatos feitos durante o evento é de mais de R$ 156 milhões. É claro que a concretização desse volume de negócios no prazo de um ano, depende das empresas ofertantes estarem totalmente prontas para exportar. 

Foram 160 encontros empresariais entre 14 compradores de 07 países da América Latina – Argentina (02), Bolívia (01), Colômbia (01), Peru (02), Paraguai (02) e Uruguai (3) – e 34 empresas ofertantes de Mato Grosso.

Os produtos mato-grossenses que mais despertaram interesse dos compradores latinos foram biscoito salgado, sucos de frutas, refrigerante, cachaça, doces industrializados, castanha, frutas, conservas, café, cerveja artesanal, alimentos congelados e produtos de panificação.

As empresárias Cristiane de Oliveira Purger e Karina Sarto, sócias numa pequena empresa de pão de queijo congelado, a Serra Minas, saíram da rodada bem animadas com as possibilidades de fazer negócios não só com os compradores internacionais, mas também com empreendimentos locais. “Participamos de 5 encontros com compradores do Chile, Uruguai, Colômbia e Argentina, mas também trocamos cartões com empresários locais que podem resultar em novos negócios”, contam animadas, destacando que o feedback foi muito bom.

A empresa foi aberta em 2014 por Cristiane, que se cadastrou como microempreendedora individual (MEI) e começou a produzir e comercializar pão de queijo congelado. Em 2016, mudou para a categoria microempresa e passou a contar com a sócia Karina. As duas ampliaram a linha de produtos e hoje fazem pão de queijo tradicional, 3 queijos (canastra, provolone e parmesão), 4 sabores recheados e uma opção doce com goiabada cascão. Elas ressaltam que o produto é artesanal e sem conservantes. “Nosso intuito é que o produto chegue bem fresquinho ao mercado”.

Também participante da rodada, a empresa Mate Verde, de Tangará da Serra, participou de 5 encontros, e a empresária Maura Scalco faz uma avaliação muito positiva. “Viemos ao evento para colocar a ‘cara a tapa’, conhecer nossos limites”, disse a jovem de 21 anos que toca o negócio ao lado do pai. Ela conta que além de vender, participou do evento também com a intenção de comprar. Mesmo sem fechar negócios, ela saiu do evento muito satisfeita com os contatos e com o volume de conhecimento disponível.

Balanço

O Fórum Sebrae de Negócios 2017 contou com 907 participantes, 249 empresas credenciadas. Das 16 clínicas tecnológicas participam 232 pessoas, entre empresários e empreendedores. Vinte empresas participaram como expositoras.

Os encontros da Associação Comercial que aconteceram simultaneamente ao Fórum, reuniram 177 participantes.

 


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS