FEIJÃO EM PAUTA

Cultura do feijão é destaque na Parecis SuperAgro

Quatro palestras trouxeram aos agricultores informações sobre doenças de solo do feijão, mercado, variedades e pulses e nutrição vegetal.
Quarta-feira 10 de Abril de 2019
Redação
Cultura do feijão é destaque na Parecis SuperAgro

Como o mercado do feijão está em expansão em Mato Grosso o assunto foi tema de palestra na Parecis Superagro ontem (9).

Conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra 2018/19 tem estimativa de plantio de 259,5 mil hectares e produção de mais de 354 mil toneladas da leguminosa.

Quatro palestras trouxeram aos agricultores informações sobre doenças de solo do feijão, mercado, variedades e pulses e nutrição vegetal. As palestras foram conduzidas pelo especialistas da Embrapa Goiás, Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe) e da Satis e realizadas na fazenda Dois Irmãos, em Campo Novo do Parecis.

"Com o preço instável de outras variedades, além de problemas como pragas e doenças, é preciso fazer rotação de cultura. O feijão está se encaixando nesta rotatividade na nossa região, tanto como rotação como também como opção de terceira safra, especialmente para quem tem pivô nas lavouras", explica Jonas Iapp, vice-presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis.

Segundo ele, o feijão tem algumas particularidades, como o gosto pela chuva, mas não tanto. Normalmente, a safra é feita entre final de janeiro e início de março. O ciclo é curto, então é possível aproveitar bem. O manejo é que precisa ser bem cuidadoso porque, com o excesso de umidade, prolifera muito as doenças fúngicas, diz Jonas. (com assessoria)


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS