SORRISO

Feijão irrigado será tema de dia de campo

O dia de campo terá a participação dos pesquisadores da Embrapa Eliane Quintela e Marcos Marangon.
Quinta-feira 28 de Julho de 2016
Redação
Feijão irrigado será tema de dia de campo


Nesta sexta-feira(29) acontece em Sorriso, o “Dia de Campo de Feijão Irrigado”. O evento será  a partir das 7h30, na fazenda Macapé.

 O evento vai reunir  pesquisadores, produtores e técnicos com o objetivo de fomentar a cultura do feijão comum em Mato Grosso, como uma opção de rotação de cultura nas áreas de pivô.

O dia de campo terá a participação dos pesquisadores da Embrapa Eliane Quintela e Marcos Marangon. Eliane ministrará a palestra sobre estratégias de manejo de mosca branca. “Essa praga é a principal praga do feijão e vem causando sérios prejuízos nas lavouras de todo o país. Muitas regiões já implementaram o vazio sanitário em virtude da presença dela”, explica a pesquisadora.

Marangon, por outro lado, apresentará um painel com 11 cultivares sendo cinco do tipo “carioca”, três de feijão preto e três especiais. “Podemos dar destaque para o carioca BRSMG Madrepérola que possui alto potencial produtivo e mantém a cor clara por mais tempo em relação aos cultivares do mercado. O BRS Ártico, um feijão especial branco, feijão brasileiro com padrão internacional para nichos de mercado. Além das já consolidadas BRS Estilo (carioca) e BRS Esteio (preto) e outros materiais que em breve estão disponíveis no mercado”, ressalta Marangon.

O consultor Edson Pina ainda ministrará a palestra sobre sistemas de cultivo irrigado.


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS