Nesta sexta-feira(29) acontece em Sorriso, o “Dia de Campo de Feijão Irrigado”. O evento será a partir das 7h30, na fazenda Macapé.
O evento vai reunir pesquisadores, produtores e técnicos com o objetivo de fomentar a cultura do feijão comum em Mato Grosso, como uma opção de rotação de cultura nas áreas de pivô.
O dia de campo terá a participação dos pesquisadores da Embrapa Eliane Quintela e Marcos Marangon. Eliane ministrará a palestra sobre estratégias de manejo de mosca branca. “Essa praga é a principal praga do feijão e vem causando sérios prejuízos nas lavouras de todo o país. Muitas regiões já implementaram o vazio sanitário em virtude da presença dela”, explica a pesquisadora.
Marangon, por outro lado, apresentará um painel com 11 cultivares sendo cinco do tipo “carioca”, três de feijão preto e três especiais. “Podemos dar destaque para o carioca BRSMG Madrepérola que possui alto potencial produtivo e mantém a cor clara por mais tempo em relação aos cultivares do mercado. O BRS Ártico, um feijão especial branco, feijão brasileiro com padrão internacional para nichos de mercado. Além das já consolidadas BRS Estilo (carioca) e BRS Esteio (preto) e outros materiais que em breve estão disponíveis no mercado”, ressalta Marangon.
O consultor Edson Pina ainda ministrará a palestra sobre sistemas de cultivo irrigado.
Mirassol e Região Oeste terão 3º Dia de Campo
Dia de Campo teve mudas clonadas de banana
Feijão irrigado será tema de dia de campo
Sexta tem Dia de Campo sobre Diversificação de Culturas
Queda no preço da ureia mehorou relação comercial dos produtores em Mato Grosso
Vazio do algodão encerra mas eliminação das plantas precisa ser mantida
Novo presidente da Ampa, Paulo Sérgio Aguiar, fala sobre Lei Kandir e mercado do algodão em solenidade de posse
Governo repassa mais de R$ 8 milhões para Fundos Municipais de Saúde de Mato Grosso
Mato Grosso está em fase teste na produção da fruta Pitaya
Opinião: Perfil do prefeito de 2020