IMPOSTÔMETRO

Impostômetro é instalado em Cuiabá

O Impostômetro considera todos os valores arrecadados pelas três esferas de governo a título de tributos
Quinta-feira 28 de Março de 2019
Redação
Impostômetro é instalado em Cuiabá

Com mais de 18 metros quadrados, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-MT inaugura no próximo dia 04 de abril (quinta-feira), às 8 horas, o primeiro Impostômetro de Mato Grosso

O telão de 6,4 metros de comprimento e 2,88 metros de altura visa chamar a atenção da população que passa pela região e mostrar o valor já pago em tributos municipal, estadual e federal.

Impostômetro

O Impostômetro considera todos os valores arrecadados pelas três esferas de governo a título de tributos: impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e correção monetária.

O levantamento utilizado das arrecadações federais é da Receita Federal do Brasil, Secretaria do Tesouro Nacional, Caixa Econômica Federal, Tribunal de Contas da União, e IBGE. As receitas dos estados e do Distrito Federal são apuradas com base nos dados do CONFAZ – Conselho Nacional de Política Fazendária, das Secretarias Estaduais de Fazenda, Tribunais de Contas dos Estados e Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda.

As arrecadações municipais são obtidas através dos dados da Secretaria do Tesouro Nacional, dos municípios que divulgam seus números em atenção à Lei de Responsabilidade Fiscal, dos Tribunais de Contas dos Estados.

Região tem grande fluxo de veículos

Segundo dados da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), circulam pela Avenida Historiador Rubens de Mendonça, na altura do Centro Político Administrativo, aproximadamente 60 mil veículos todos os dias.

Apesar da boa iniciativa em mostrar para a população o quanto se arrecada de impostos, de nada vai adiantar se não houver o devido controle de gastos públicos, pois a maior questão, seja em finanças pessoais, empresariais ou públicas não é o quanto se arrecada, mas sim o quanto e como se gasta o dinheiro, avalia o MT Econômico.


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS