Antecipar tendências, conhecer as dinâmicas e inovações do mercado, fazer negócios e contatos estratégicos. 2019 começa agitado para empresários e profissionais do segmento audiovisual. O Sebrae está com inscrições abertas para uma missão técnica com destino ao Rio Creative Conference – Rio2C. Em sua nona edição, o encontro será realizado de 23 a 28 de abril, na Cidade das Artes, Rio de Janeiro (RJ).
“O objetivo da missão é levar os empresários e empreendedores do audiovisual de Mato Grosso para o maior evento da América Latina do setor, conectando executivos, criativos, produtores e distribuidores durante as rodadas de negócios, com a presença de players brasileiros e internacionais. O acesso a debates e conteúdos diferenciados também visam gerar mais resultados para a economia criativa do nosso estado”, explica a gestora do projeto Redes Criativas do Sebrae/MT, Paula Bruehmueller.
Há dois tipos de credenciais disponíveis no Rio2C: Industry (que dá direito a participar da conferência, rodadas de negócios e pitchings) e Creators (para participação na conferência).
“O evento será em abril, mas a aquisição da vaga na missão com credencial Industry poderá ser feita até o dia 10 de janeiro, em função do período de inscrição dos projetos nas rodadas de negócios e que é feita por meio de um código fornecido pelo Sebrae. Cada CNPJ poderá inscrever até três projetos para cinco players diferentes”, explica a analista do Sebrae. Para inscrições do tipo Creators, o prazo se encerra no dia 31 de janeiro ou enquanto tiverem vagas.
Com o subsídio do Sebrae, o custo para participar do evento fica mais acessível. Considerando hospedagem para quatro noites, passagem aérea, traslado, seguro de viagem e o acompanhamento técnico do Sebrae/MT, o valor do pacote na missão é de R$ 1.960 para a credencial Industry. Para a credencial Creators, o custo é de R$ 1.495. O investimento poderá ser parcelado em 10 vezes no cartão de crédito ou pago à vista, com 10% de desconto.
Além do audiovisual, desde a edição passada, o Rio2C incorporou também os mercados da música e inovação, ampliando o potencial junto aos profissionais da indústria criativa. E uma novidade desde ano é o Business Hall, um espaço exclusivo para networking entre produtores de conteúdo e os executivos da indústria.
Resultados em 2018
No Rio2C do ano passado, 14 empresários integrantes da missão organizada pelo Sebrae/MT participaram de 12 reuniões nas rodadas de negócios e de outros 34 encontros de negócios durante o evento. “O foco foi a distribuição e a co-produção dos projetos e uma estimativa apontou que, a partir do Rio 2C, foram gerados cerca de R$ 19 milhões em negócios para o setor. Esse valor se soma aos mais de R$ 5 milhões em negócios gerados a partir da rodada de negócios, promovida pelo projeto de Redes Criativas, na sede do Sebrae, em Cuiabá, o que resulta em uma expectativa de R$ 24 milhões movimentando o segmento audiovisual, em Mato Grosso“, explica a gestora Paula Bruehmueller.
Para o diretor Bruno Bini, da Plano B Filmes, que participou da missão em 2018, a experiência foi válida. “Foi muito bom aproveitar o ambiente do Rio Content. É um local onde você encontra praticamente todos os players do mercado, entre canais, produtoras, distribuidoras, e é propício justamente para fechamento, criação e desenvolvimento de novos negócios”.
Bruno destacou também a qualidade do conteúdo. “A programação também é muito rica. Você tem oportunidade de estar em contato com produtores, com criadores não só do Brasil, mas de outros países também, que compartilham suas experiências. São pessoas que estão gerando produtos audiovisuais de sucesso no mundo inteiro e ter esse contato foi fundamental, inclusive, para entender como essas profissionais estão produzindo em outras realidades que não a nossa. Nós somos um mercado pequeno, mas a gente quer ser grande”, reforçou o diretor.
Tati Mendes, da Cia D'Artes do Brasil, também avaliou a missão positivamente. “A Rio2C para mim representa uma incrível oportunidade de conhecimento, evolução, conteúdo, co-produções, esclarecimentos de leis e editais, enfim, a abertura de horizontes para as pessoas e empresas, que sejam do setor ou não”.
Danielle Bertolini, da Cumbaru Produções Artísticas, considerou a missão “um divisor de águas para o audiovisual mato-grossense”. Aline Teixeira, da Cafeína Conteúdos Inteligentes, e Marcelo Okamura, da MTO2 Marketing e Publicidade, ressaltaram a organização da viagem e o esforço do Sebrae como “um movimento primoroso no fomento aos profissionais e ao mercado audiovisual mato-grossense”.
Em 8 anos de edição, já participaram do evento aproximadamente 38 mil executivos de mídias digitais, broadcasting e mobile, programadores, publicitários, distribuidores, criadores, produtores e compradores de conteúdo de 36 países.
Informações Gerais
Missão Técnica do Sebrae/MT para o Rio 2C | Rio Creative Conference
Vagas limitadas para empresários e empreendedores do setor audiovisual
Data: 23 a 27 de abril de 2019
Local: Cidade das Artes – Rio de Janeiro (RJ)
O pacote da missão inclui: passagem aérea (Cuiabá/Rio de Janeiro/Cuiabá), quatro noites de hospedagem, traslado (aeroporto/hotel/aeroporto), seguro de viagem para o período e acompanhamento técnico do Sebrae/MT.
Investimento: credencial Industry R$ 1.960,00 | Credencial Creators R$ 1.495,00
Formas de pagamento: parcelado em até 10 vezes no cartão de crédito ou com 10% de desconto para pagamento à vista.
Prazo de inscrições: credencial industry até 10 de janeiro de 2019 / credencial creators até 31 de janeiro de 2019
Informações pelo telefone 65 3648-5220.