Feira do Varejo

Transformação Digital é mudança de comportamento e envolve seis competências

Andrea Iorio, diretor de inovação da L'Oréal, explicou, durante palestra na Feira Brasileira do Varejo, como uma empresa se desenvolve no cenário digital
Sexta-feira 07 de Junho de 2019
Transformação Digital é mudança de comportamento e envolve seis competências

Durante palestra na 7ª Feira Brasileira do Varejo, Andrea Iorio, diretor de inovação da L’Oréal, apresentou ao público o termo grego Metanoia, explicando que se trata de um resumo das habilidades necessárias para se desenvolver no cenário digital. “Significa mudar radicalmente a forma de pensar, mudar as ideias, como ‘pensar fora da caixa’”, afirmou o executivo da multinacional francesa, com experiência acumulada também no Groupon e no aplicativo Tinder.

Dentro do contexto da transformação digital, o especialista destacou que não cabe mais às empresas o questionamento se elas precisam mudar ou não. A hora agora é de pensar de que forma devem mudar. “A transformação digital é uma mudança de comportamento. Não falamos de ferramentas e tecnologia, mas sim de pessoas”, destacou. “O mundo está mudando e precisamos pensar de formas diferentes, principalmente no varejo, que está totalmente diferente do que era antes”, completou o diretor de inovação da L’Oréal.

Na sequência, Iorio elencou ao público da 7ª edição da Feira Brasileira do Varejo quais são as seis competências essenciais para transformação digital, destacando que a primeira delas é a flexibilidade cognitiva, ou seja, capacidade do cérebro ter jogo de cintura. "Precisamos educar o cérebro a desaprender e aprender”. afirmou. Depois disso, vem a execução inovadora. Nesse momento, Andrea Iorio fez questão de enfatizar que inovação não tem a ver simplesmente com o desenvolvimento de um produto novo, mas executar de maneira diferente o que já existe. “Inovação são novos processos, novas fórmulas de implementar”, explicou.

Ser especialista em comportamento humano é a terceira habilidade para a transformação digital. “É entender o que as pessoas querem e nunca oferecer menos do que isso”, aconselhou Iorio. O executivo da L’Oreál destacou que os seres humanos devem estar sempre no centro do negócio. Não por acaso, o altruísmo digital é a quarta competência. "Temos que priorizar o ser humano nessa transformação digital”, afirmou o especialista.

Como quinto aspecto, ele mencionou o pensamento crítico. “É preciso desafiar o status quo. Aprender a desaprender para depois ganhar um pensamento crítico”, reforçou. Iorio exemplificou que um dos recursos utilizados no Tinder foi aproveitado do mundo dos games. A equipe identificou que o swipe (arrastar para a direita ou esquerda) faria as pessoas permanecerem mais tempo no aplicativo do que se a opção fosse apertar. “É necessário identificar algo que acontece em outras áreas e levar para a nossa”, orientou o especialista em inovação. 

Por fim, o executivo considera fundamental pensar num crescimento sustentável. “Hoje em dia é preciso beneficiar o ecossistema em que trabalhamos. Valorizar a experiência dos usuários é o que faz eles voltarem e até mesmo pagarem pelo seu produto”, analisou Andrea Iorio.

Antes de finalizar a palestra, Iorio fez questão de destacar que na era digital o foco não é mais o produto, e sim o cliente, pois atualmente há uma infinidade de concorrência no mercado, o que amplia o poder de escolha do consumidor. E o público buscará o lugar onde teve a melhor experiência. “Para desenvolver essas competências e se dar bem na transformação, mude de rotina, pergunte não só o que deveria fazer, mas também o que poderia parar de fazer. Se pergunte se não está repetindo erros, desafie suas crenças”, recomendou.

(Com SA Varejo)


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