O comércio está confiante que liquidar o estoque remanescente vai impulsionar as vendas no primeiro trimestre. Diversas ações promocionais acontecem em janeiro, tanto em lojas físicas de todo o país, quanto no comércio eletrônico, e são uma boa oportunidade para o consumidor economizar.
Os shoppings de Cuiabá estão com promoções de até 70% nos produtos. As lojas do centro da cidade também. A expectativa dos comerciantes é de um aumento de 10% nas vendas.
Mercado otimista – Neste ano, as grandes liquidações acontecem depois de um período positivo de vendas. Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), as vendas de Natal em 2018 tiveram uma alta de 1,9% nas lojas físicas. No comércio eletrônico o crescimento foi de 13,5% de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Ebit|Nielsen.
Outro fator relevante é o aumento da confiança do consumidor evidenciada pela retomada do crescimento das vendas a prazo. Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram um aumento de 2,66% nas consultas de vendas a prazo entre os dias 04 e 24 de dezembro de 2018.
É o segundo ano consecutivo de alta neste período, já que em 2017 o aumento foi de 2,13% em relação a 2016. Apesar da crise financeira e política, a expectativa de crescimento econômico levou os brasileiros a presentearem mais no Natal e faz com que comércio inicie o ano com otimismo.