fbpx
Coluna Especial: Mercado de carros usados sobe 7% em 2019

A NOVIDADE DO CARRO USADO?

Segundo informações oficiais publicados pela FENAUTO – Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, nos primeiros dois meses de 2.019, foram comercializados um total de 2.282.854 de veículos usados no Brasil, apresentando um crescimento em relação ao mesmo período do ano passado de 7,1%.

Para muitos, noticia surpreendente, principalmente para aqueles, que menos avisados, negociam veículos no Brasil e nunca viram o carro usado como um grande negócio. E olha que tem muita gente, que trabalha com essa mercadoria, que despreza esse mercado.

Mais surpreendidos ficarão quando verem que em julho último, esse crescimento nas vendas de carros usados e seminovos alcançou a marca de 24,5%, se comparado ao mesmo período de 2018. Enquanto o carro novo, cresceu 12%.

Em Mato Grosso não foi diferente, os números se repetiram ao nacional, em julho foram comercializados 30.326 veículos usados, na prática, 1.319 por dia, totalizando, até agora no ano, 191.840 carros usados, apresentando um crescimento, se comparado a 2018, de 15,5%, o maior avanço de negociações do Centro Oeste.

Para cada carro zero KM vendido no Brasil, são comercializados, no mínimo, 3 veículos seminovos e usados. Em Mato Grosso, como podemos atestar ao observarmos os percentuais, o mercado só aumenta e se apresenta como uma grande oportunidade de investimento e opção de compra para os consumidores.

Vale lembrar que a participação do setor de vendas de veículos usados no PIB mato-grossense é significativo, podendo chegar a 10%, afinal, sua cadeia produtiva, que envolve indústria, comércio e serviço é enorme. E se pensarmos em emprego e renda, são mais de 60.000 pessoas envolvidas neste negócio. É justo ressaltar a quantidade de lojas de veículos que hoje estão à disposição do consumidor, quase 700 em Mato Grosso, algumas oferecendo as melhores condições de infraestrutura, uma frota diversa e segurança nos processos de venda. Isso tudo parece novidade, mas não é, o setor de revendas de veículos usados, desde muito, apresenta resultados positivos e oferece um excelente campo para empreender. Se vemos nuvens escuras pelos céus brasileiros, não se engane, o setor de usados vive um período de sol e praia. E para aqueles que não saem de sua laje, atenção, carros sempre foram um dos sonhos de consumo mais desejados, tanto faz, zero ou usado, seminovo ou velhinho, sempre será um “Big Business” para quem compra e quem vende, mas nesse calor de agosto e setembro, o seminovo e usado está com todo sol, aproveite.

Coluna Especial MT Econômico – Setor de Veículos

Autor: Ricardo Julio Jatahy Laub Junior

Historiador e Empreendedor graduado no Curso de Licenciatura Plena em História na UFMT- Universidade Federal de Mato Grosso e em EMPREENDEDORISMO (2005) pelas Faculdades ICE. Com Mestrado em História Contemporânea pela UFMT/PPGHIS. MBA – Master in Business Administration em Gestão de Pessoas, MBA – Master in Business Administration em Gestão Empresarial e MBA – Master in Business Administration em Gestão de Marketing e Negócios. Professor na faculdade, Estácio de Sá – MT, Invest – Instituto de educação superior. Presidente da AGENCIAUTO/MT- Associação do Revendedores de Veículos do Estado de Mato Grosso, com larga experiência profissional na elaboração de planos de negócio voltados para o ramo automobilístico, gerenciamento comercial, administrativo, controle de estoque, avaliação de veículos, processos operacionais e estratégicos para empresas do setor automotivo e gestão de pessoas no âmbito organizacional.