Natal sobre rodas

Opinião - Natal sobre rodas: Evolução das vendas em Mato Grosso

Feliz Natal a todos. Papai Noel que venha de máscara,  pilotando um carro conversível.
Quinta-feira 17 de Dezembro de 2020
Ricardo Laub/MT Econômico
Opinião - Natal sobre rodas: Evolução das vendas em Mato Grosso

O bom poeta diria, “Cuiabá, terra linda sobre rodas”. Basta atravessarmos o viaduto da avenida, “bandeirante”, Miguel Sutil, nosso, mais um, desbravador do oeste brasileiro, sobre a avenida historiador Rubens de Mendonça e observar o cenário esplêndido que nos rodeia e brinda. Feito um cartão postal, nossos olhos registram diariamente, desde 1986, as noites vivas da cidade, sejam elas, sob uma lua cheia, ou da semi escuridão, resultado de nuvens chuvosas, criadora dos caminhos luminosos que nos brindam a visão, igual uma imensa árvore de Natal, intensa com suas luzes coloridas, deslizando sobre rodas como os olhos da natureza mecânica inquieta. E a avenida se torna uma serpente reluzente na cidade cheia de luz, se descobre iluminada e desmedida, antes um cerrado descampado, hoje prova da cidade moderna, mostra do futuro, um retrato não só do que somos, mas do que seremos. 

Mato Grosso agradece a efervescência futurística e cosmopolita advinda, propositalmente ou não, por avenidas arteriais, nomeadas em homenagem a dois ícones da história de Mato Grosso, um desbravador, Miguel Sutil que do alto de seu olhar, hoje como um caminho sem volta, nos mostra a história viva e em movimento, sendo escrita por ninguém menos que nosso historiador maior, Rubens de Mendonça. Oxalá sejam estes homens assim sempre lembrados por caminhos tão significativos, nossos precursores do destino de um povo. Homenagem muito apropriada.

Embalado pela época natalina carregada de esperança, o Estado de Mato Grosso se reinventa, dados nos mostram que apesar de todos os problemas, o PIB mato-grossense deve estar, entre os dos Estados brasileiros, o que mais vai crescer em 2020, quando comparados ao ano de 2019. 

É verdade, perdemos amigos, familiares e personalidades, estamos enlutados, sem dúvida, um ano de dor jamais vivido antes, e a economia? Sim ela é a nossa válvula de escape, aquilo que nos motiva a olhar para frente com mais vigor e força. A pandemia é fato não acabou, e devemos estar muito atentos, é uma guerra de vida e morte, estamos em meio a uma “segunda onda”, temos fé, afinal ao se auto nomear como “segunda onda”, nos dá a vantagem de aproveitar da experiência vivida, dos erros e acertos cometidos e colocarmos em ação mecanismos de defesa muito mais eficazes, enfim, poder controlar seus efeitos nocivos e vencer essa batalha. Outra ótima notícia é a da vacinação que está sendo iniciada, e logo, acreditamos, estaremos em total segurança.

No ano de 2020, Mato Grosso o resultado de vendas acumuladas de veículos seminovos registrou uma queda 14,4% em relação ao mesmo período de 2019, porém sabemos que a média nacional está próxima de 20 %, desta feita, apesar da queda, ainda tivemos um resultado acima do esperado diante da crise de saúde pública causada pelo surgimento do COVID-19. No mês de novembro de 2020, foram comercializados um total de 34.404 unidades contra 34.328 unidades vendidas em outubro, registrando um crescimento de 0,2% nas vendas. Resultado que parece pequeno, mas que identifica um mercado estável e em alta.  Porém com relação ao mesmo mês no ano de 2019, houve um crescimento de 31,5%, registrando um aumento de 8.232 unidades a mais, o que ratifica a força do comércio de veículos mato-grossense. A média diária de emplacamentos é 1.720 unidades, número nunca alcançado. Isto prova a boa perspectiva para dezembro. 

Outra evidência é que não só o mercado de usados está aquecido como também o mercado de veículos novos, que vem batendo recordes de vendas neste fim de ano, ao ponto de não ter como entregar o número necessário de veículos demandados pela procura atual, gerando filas de espera de até, em alguns casos de três meses para a entrega do carro zero km. Como exemplo o modelo Fiat Strada, em falta e com longa fila de espera. 

Mato Grosso vendeu no ano passado 303.789 unidades de seminovos, neste ano foram até agora comercializados 260.024 unidades, porém ao observarmos a região Centro-oeste, apesar da queda de 14% até agora, ainda é o segundo estado em quantidade de vendas no geral, superando o Distrito federal (3.05 milhões de habitantes) e Mato Grosso do Sul (2.8 milhões de habitantes), perdendo apenas para Goiás, porém há de se lembrar, Mato Grosso (3.4 milhões de habitantes), dentre todos estes Estados se notabiliza pela quantidade populacional menor, no caso se comparado a Goiás (7.1 milhões de habitantes). Foi o segundo Estado, do Centro-Oeste, que teve considerável queda percentual, mas vendas, mas, que mais cresceu, entre todos, até este momento.

Vão dizer que sou bairrista, claro que sou, independente disto, os números provam, e o que queremos demonstrar não é que somos melhores que outros Estados, queremos somente demonstrar a capacidade e força produtiva que exercemos. 

Finalizando, é desejo nosso um fim de ano cheio de saúde e esperança, ainda devemos condolência a todas as famílias que perderam seus entes queridos. Desejamos um sopro de felicidade e conforto a esses corações sofridos, antes de tudo um fim de ano com muita paz no coração. Deus esteja presente sempre, seja onde estivermos, ao nosso lado, nos protegendo, acalentando e aparando. Sabemos que a vida precisa ser continuada, aqueles que se foram, certamente onde estiverem, estão orando por nós, que sentimos sua perda. No futuro, nos resta olhar para os jovens, sonhar um lugar melhor para que eles possam viver mais completamente. Feliz Natal a todos. Papai Noel que venha de máscara,  pilotando um carro conversível. 

Coluna Especial MT Econômico - Setor Automotivo

Colunista MT Econômico: Ricardo J. J. Laub Jr.

Historiador e Empreendedor graduado no Curso de Licenciatura Plena em História na UFMT- Universidade Federal de Mato Grosso e em EMPREENDEDORISMO (2005) pelas Faculdades ICE. Com Mestrado em História Contemporânea pela UFMT/PPGHIS. MBA - Master in Business Administration em Gestão de Pessoas, MBA - Master in Business Administration em Gestão Empresarial e MBA - Master in Business Administration em Gestão de Marketing e Negócios. Professor na faculdade, Estácio de Sá - MT, Invest - Instituto de educação superior. Presidente da AGENCIAUTO/MT- Associação do Revendedores de Veículos do Estado de Mato Grosso, com larga experiência profissional na elaboração de planos de negócio voltados para o ramo automobilístico, gerenciamento comercial, administrativo, controle de estoque, avaliação de veículos, processos operacionais e estratégicos para empresas do setor automotivo e gestão de pessoas no âmbito organizacional.

Leia mais: Opinião - Como diria um amigo meu com o nome do profeta Salomão: "Vender carro é coisa séria"


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS