ALMT cria Fórum Mato-grossense de Desenvolvimento Regional

A Lei 11.519, que cria o Fórum Mato-grossense de Desenvolvimento Regional, acaba de ser sancionada pelo governo do Estado.

De autoria do deputado estadual Thiago Silva (MDB), a nova lei tem como objetivo implantar e fomentar políticas públicas articuladas e integradas com todos os poderes e a iniciativa privada, para diminuir as desigualdades regionais de Mato Grosso, alavancar parcerias para elaboração de planos e projetos, reconhecer e fortalecer o potencial econômico de acordo com cada região.

“Estamos visitando todas as regiões do Estado e notamos a demanda da criação deste Fórum que irá ajudar os municípios na descoberta dos seus potenciais e na promoção do debate e deliberação de políticas de desenvolvimento regional, seja para o aprofundamento de estudos, formação de parcerias ou encaminhamento de demandas. Hoje Mato Grosso é o campeão na produção agrícola, temos o maior rebanho bovino, entretanto precisamos que este crescimento econômico possa impactar diretamente na vida de todos os cidadãos e todas as regiões do Estado”, defendeu Thiago Silva, que é economista.

Conforme o deputado, o Fórum vai permitir que criem propostas de desenvolvimento igualitário para os 141 municípios mato-grossenses.

Em Mato Grosso, a estrutura produtiva regional vem se modificando rapidamente, sobrepondo novos modelos produtivos sobre os antigos e buscando se manter inserida em um ambiente de competição internacional. “O questionamento da sociedade é se essa estrutura em movimento poderá criar um novo cenário socioeconômico que garanta outro modelo de desenvolvimento, capaz de incluir os grupos sociais marginalizados e ao mesmo tempo manter a estrutura e a funcionalidade dos ecossistemas regionais”.

O próximo passo é realizar audiências públicas nas regiões Noroeste, Oeste, Sudeste, Araguaia, Norte, Médio-Norte, Xingu e Baixada Cuiabana para a criação de ações e projetos que promovam o crescimento econômico e social de forma igualitária em todo o Estado.

Leia também: Cresce número de Projetos de Lei na AL favoráveis ao comércio de Mato Grosso

Tagged: , , , , ,