Ferrovia MT

Caso Marco Regulatório seja aprovado, ferrovia chegará à Cuiabá e Bolsonaro visitará Mato Grosso

A Ferronorte deverá ser a primeira ferrovia brasileira a ser construída pelo regime simplificado de autorização
Quarta-feira 10 de Fevereiro de 2021
Redação MT Econômico
Caso Marco Regulatório seja aprovado, ferrovia chegará à Cuiabá e Bolsonaro visitará Mato Grosso

Se a extensão da Ferronorte realmente acontecer, o presidente Jair Bolsonaro deve vir a Mato Grosso até o meio deste ano. A ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte) teve autorização do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, em reunião realizada em Brasília essa semana. Os senadores Wellington Fagundes (PL) e Jayme Campos (DEM) estiveram presentes.

Para concretizar o traçado dos trilhos é necessário a aprovação do novo Marco Regulatório das Ferrovias pelo Senado, que tem votação prevista para o dia 24 desse mês.

A Ferronorte deverá ser a primeira ferrovia brasileira a ser construída pelo regime simplificado de autorização. 

O ministro falou em entrevista sobre as ferrovias no Estado. “A reunião foi positiva. Temos um compromisso de garantir as ferrovias no Estado de Mato Grosso, incluindo a extensão da Ferronorte, além de termos falado da importância da Ferrogrão e da Fico, que vai começar a se tornar uma realidade agora no meio do ano [Fico]. Já tem contrato assinado, projeto, licença de instalação. Eu acho que o Marco [Regulatório de Ferrovias] vai contribuir para a expansão das ferrovias no Brasil inteiro. Várias autorizações poderão sair a partir desse projeto de lei”, disse Tarcísio de Freitas durante entrevista de vídeo publicada na internet.

O senador Jayme Campos estima que entre o final de abril e o início de maio seja expedida a autorização.

A autorização para implantação da extensão da Ferronorte garante investimentos no Estado na ordem de R$ 8,5 bilhões pela concessionária Rumo, com a geração de milhares de empregos e avanços na nossa economia.

Ferrovias

De acordo com o projeto acordado da Ferronorte pelos senadores com o Ministério da Infraestrutura, a Rumo Logística irá expandir os trilhos de Rondonópolis, onde possui o maior terminal de cargas da América do Sul, em direção a Campo Verde, Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. A direção da empresa informou que já adquiriu inclusive áreas para a construção dos terminais de carga nesse novo trecho.

Além da Ferronorte, os senadores trabalham para viabilizar a implantação da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO), que liga Água Boa à Ferrovia Norte-Sul,  e também da Ferrogrão, de Sinop a Miritituba (PA).

Leia mais - Opinião: As ferrovias que faltavam a Mato Grosso


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS