fbpx
CRECI credencia somente profissionais formados por instituições autorizadas em MT

Formação de corretores de imóveis deve acontecer de maneira regular, através das instituições de ensino autorizadas a ofertar curso técnico em Transações Imobiliárias ou superior em Gestão Imobiliária, ou Ciências Imobiliárias.

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso (CRECI/MT) alerta a sociedade, que credencia somente os profissionais que concluíram o curso em instituições de ensino reconhecidas pelo MEC e credenciadas junto ao CRECI, Conselho Federal- COFECI e Conselho Estadual de Educação – CEE.

O quesito para tornar-se corretor, além da formação, é necessário passar por um período de estágio supervisionado. As instituições devem ter polo no Estado, para dar início ao estágio, caso contrário não será aceita pelo Conselho. Hoje são sete escolas  que seguem as regras e estão autorizadas a atuar no Estado de Mato Grosso.

O diretor pedagógico do CRECI/MT, Marcos Biancardini, alerta a sociedade para que busque saber se a escola técnica é do Estado e se o estágio e feito de forma presencial, pois existem escolas de outros estados ofertando cursos irregulares em Mato Grosso, e neste caso,  o Conselho não aceitará pedido de inscrição.

Segundo o presidente do CRECI/MT, prof. Benedito Odário, o CRECI apenas disciplina o exercício profissional e não ministra, nem administra nenhum destes cursos. “Quaisquer informações sobre os cursos a pessoa interessada deve conseguir se comunicando, diretamente, com as instituições de ensino”, disse o presidente.

Antes da regulamentação da profissão qualquer pessoa podia exercer livremente as intermediações imobiliárias. Com a Lei Federal n° 6.530/78, para exercer a profissão de corretor é necessário ser credenciado em um CRECI e seguir alguns requisitos; como a formação no curso Técnico em Transações Imobiliárias ou superior em Ciências Imobiliárias ou Gestão Imobiliária.

Consulta das escolas autorizadas

Os cidadãos podem consultar as escolas que possuem autorização por meio dos endereços eletrônicos do Ministério da Educação https://emec.mec.gov.br/ , do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica  https://sistec.mec.gov.br/  e do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso  http://sigeduca.seduc.mt.gov.br/cee/ .

Como meio de facilitar a busca, o CRECI disponibiliza através do site www.crecimt.gov.br,  o nome das escolas que informaram o Conselho as portarias do MEC,COFECI e SISTEC,  que autorizam as mesmas a ofertarem os cursos no Estado.  

Leia também: Termo de cooperação entre Creci e TJ-MT gera redução de R$ 600 mil aos cofres públicos

Tagged: , , , , ,