O deputado estadual Elizeu Nascimento (DC) apresentou o Projeto de Lei nº 675/2020, que autoriza o Poder Executivo estadual a conceder subsídio parcial da taxa de juros remuneratórios de operações de crédito a micro e pequenos empreendedores com sede no território do estado de Mato Grosso.
O projeto que tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) visa combater os prejuízos econômicos decorrentes do novo coronavírus na economia estadual.
“Cabe registrar que os micro e pequenos empreendedores estão sendo severamente afetados pela crise econômica gerada pelos impactos da Covid-19, uma vez que muitas atividades comerciais foram suspensas e estabelecimentos fechados no estado. O fato prejudicou e tem prejudicado sobremaneira a vida desses empresários, que têm a duras penas envidado esforços para manterem seus negócios funcionando regularmente e de forma rentável, para sustentarem suas famílias e garantirem o emprego de centenas de pessoas”, disse o parlamentar por meio de nota.
Assim, destaca que os impactos econômicos ocasionados, como a diminuição da renda da população, o aumento vertiginoso do desemprego, a diminuição da arrecadação tributária estatal, por exemplo, sendo os micros e pequenos empreendedores os maiores afetados pela crise econômica, considerando que retiram o seu sustento mensalmente das suas atividades empresariais e não possuem reserva de capital para manter, durante a pandemia, as suas famílias, os seus estabelecimentos empresariais e os salários dos seus funcionários.
Importante assinalar ainda que esses pequenos empresários têm imensa dificuldade para acessar as linhas de crédito disponibilizadas pelo mercado bancário, pois não conseguem atender às rigorosas exigências necessárias à demonstração de capacidade para saldar a dívida no futuro.
Após pressão da classe empresarial, votação do projeto que cria mais um feriado em Cuiabá é adiada para dia 27
Deputados de MT aprovam fim da cobrança por estimativa em contas de energia e água e aguardam sanção do governo
Opinião: Piracema Estendida
Projeto de Lei pode abrir as portas do Brasil para o mercado de câmbio
Mato Grosso receberá R$ 1,6 bilhão nos próximos dois anos da União. Valor chegará a R$ 6,5 bilhões até 2037
Consumidores de Mato Grosso poderão ter contrato detalhado das empresas e contestar compras
Projeto de lei propõe isenção de taxa para emissão de segunda via de documento roubado
Projeto aprovado na AL deve desburocratizar mais de 300 atividades econômicas em MT
Sicredi realiza a neutralização de suas Emissões de Gases de Efeito Estufa
Mato Grosso poderá implantar licitação com conceito sustentável