Cáceres

Deputado de MT cobra imediata abertura de 10 novos leitos de UTI em Cáceres

Conforme o parlamentar, se o governo do estado destinar os equipamentos para a unidade hospitalar, a resposta será imediata e pode salvar muitas vidas.
Quarta-feira 15 de Julho de 2020
MT Econômico/Gabinete Deputado ALMT
Deputado de MT cobra imediata abertura de 10 novos leitos de UTI em Cáceres

O deputado estadual Dr. Gimenez (PV) cobrou, durante a sessão extraordinária desta terça-feira (14), a instalação imediata de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital São Luiz, em Cáceres. A medida visa atender a população de 22 municípios da região oeste de Mato Grosso, onde já foram confirmados mais de 2 mil casos de Covid-19 e 46 óbitos.

Conforme o parlamentar, se o governo do estado destinar os equipamentos para a unidade hospitalar, a resposta será imediata e pode salvar muitas vidas. É necessário ventiladores pulmonares, monitores de multiparâmetro e aspiradores portáteis. 

É importante destacar que o hospital dispõe de capacidade para ofertar atendimento e que os equipamentos podem ser cedidos por meio de empréstimo. A unidade tem equipe multidisciplinar, que inclui maqueiro, nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga, enfermeiro, técnico de enfermagem e  médico intensivista prontos para receber mais demandas de pacientes.

Atualmente, o Hospital São Luiz possui 31 leitos de clínica médica contratualizados junto ao estado, parte desses leitos podem ser transformados em UTI, como explica o parlamentar, desde que haja parceria da Secretaria de Saúde do Estado (SES). “A unidade não apresenta 100% de taxa de ocupação e a necessidade da sociedade pelos leitos UTI é maior”.

O deputado também vem solicitando junto ao governo a implantação de 10 novos leitos de UTI para o Hospital Regional de Cáceres, totalizando 40 novos leitos, sendo 20 clínicos e 20 de UTI, e não 30 leitos (20 clínicos e 10 de UTI) como anunciou o estado. “Tenho buscado sensibilizar o governador Mauro Mendes desde o início de abril para a necessidade de mais investimentos na nossa região”.

Leia mais: Em audiência online, governo apresenta diretrizes do orçamento de 2021 para Mato Grosso


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS