fbpx
Deputados de Mato Grosso propõem projetos e indicações para o avanço da tecnologia 5G no Estado

Deputados de Mato Grosso apresentaram na semana passada indicações e projetos para o avanço da tecnologia 5G no Estado. As cidades carecem muito ainda de qualidade no serviço de conectividade. Pode haver estímulos para a expansão da rede de fibra óptica, visando interligar os 141 municípios e à consolidação do 5G, que deve deixar a conexão bem mais rápida que a atual 4G.

Está tramitando  a indicação nº 2290/2021 do presidente da Casa de Leis Max Russi (PSB) referente à Infovia Digital. A proposta pode ser o alicerce para a implantação da rede 5G nas comunidades rurais do Estado.

A Infovia Digital se trata de um projeto com alto impacto social e ambiental, atualizado em relação aos serviços tradicionais de comunicação de dados oferecidos recentemente. A ideia é que os investimentos sejam feitos através de parceria público-privada.

Na semana passada outro parlamentar teve a pauta do 5G em destaque na Assembleia Legislativa. Foi aprovado por unanimidade, o projeto de lei 994/2020, de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB),  que institui em Mato Grosso o Programa de Estímulo à Implantação das Tecnologias de Conectividade Móvel para viabilizar a chegada da tecnologia de quinta geração (5G).

A ideia do projeto de Wilson é estimular a modernização das legislações municipais que tratam da implantação de infraestrutura de telecomunicações para permitir a atualização tecnológica das redes, cooperar com os municípios para o alinhamento das legislações locais ao arcabouço legal e regulatório que tratam da implantação de infraestrutura de telecomunicações.

Os parlamentares de Mato Grosso parecem estar engajados com a causa de tecnologia, principalmente pelo Estado apresentar dificuldades de conectividade, em especial nos municípios do interior. O MT Econômico acompanhará essa pauta e vai trazer as atualizações aos leitores sobre o avanço desse assunto.

Benefícios da Tecnologia 5G

A tecnologia 5G permite uma conexão mais rápida contribuindo para diversos tipos de atendimentos, como serviços de telemedicina, tele-educação e tele-segurança, além do avanço da modernização nas áreas rurais. Permite a adoção em massa da computação em nuvem e a evolução da Internet das Coisas (IoT).

Com a 5G, a internet poderá ficar até 1000 mais rápida que a 4G, chegando a vertiginosas taxas de 10GB por segundo.

Leia mais: Max Russi se reúne com ministro das Comunicações e busca consolidar 5G para áreas rurais de MT

Tagged: , , , , ,