Turismo

Governo de Mato Grosso apresenta projetos para orlas em Barão de Melgaço e Santo Antônio de Leverger

Municípios terão orlas requalificadas, gerando atração de turistas e bem estar da população local
Quarta-feira 17 de Fevereiro de 2021
Thielli Bairros
Governo de Mato Grosso apresenta projetos para orlas em Barão de Melgaço e Santo Antônio de Leverger

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), apresentou nesta terça-feira (16.02) os projetos das orlas turísticas de Barão de Melgaço e Santo Antônio de Leverger às prefeitas dos municípios e deputados estaduais.

As obras fazem parte do Mais MT, o maior programa de investimentos da história do Estado. "As orlas turísticas levarão novas gerações a terem conexão com estas importantes cidades da Baixada Cuiabana, deixando-as atrativas. Fomentando o turismo, há geração de emprego e renda", diz César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico.

A prefeita de Barão de Melgaço, Margareth Gonçalves Silva, acredita que as obras de infraestrutura serão atração do município. "Teremos movimentação de moradores e também pessoas vindo de fora para conhecer a cidade e que poderão contemplar toda a beleza local”.

Em Santo Antônio de Leverger, o projeto também dará novos ares ao município. "Só temos a ganhar. Com a orla remodelada, vamos resgatar o turismo e o orgulho da população que vive na cidade", disse a prefeita Francieli Magalhães.

O secretário adjunto de Turismo, Jefferson Moreno, ressalta que os projetos buscam revitalizar as orlas e atrair turistas que visitam Mato Grosso para conhecer as belezas dos dois municípios às margens do rio Cuiabá. “Barão é uma cidade que vive a orla e a requalificação irá agregar ainda mais para os moradores e turistas. Já em Santo Antônio, a orla deve ser tornar ponto turístico e movimentar a economia”, afirma.

De acordo com a secretária adjunta de Cidades, Rafaela Damiani, os projetos foram apresentados às autoridades e estão em fase de licenciamento ambiental e autorização de órgãos competentes, como Marinha, Secretaria de Patrimônio da União (SPU), entre outros.

O deputado estadual Allan Kardec acredita que os projetos são viáveis e devem ser concretizados. "Vimos avanços que mostram que é possível fazer e entregar as orlas à população". O deputado estadual Carlos Avallone, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, aprovou o projeto. "Será um novo momento para estes municípios que precisam recuperar os turistas e fomentar a economia".

Já o deputado estadual Wilson Santos aprovou e aconselhou a agilidade. "Precisamos agora vencer as etapas de licenças ambientais e acredito que no segundo semestre estaremos iniciando as obras".

Projeto

Os projetos foram apresentados pelo coordenador de Projetos Estratégicos, Rui Barbosa Egual, pela arquiteta Natália Fróes, que assina o projeto da orla de Santo Antônio de Leverger, e pelo arquiteto Lucciane Pinheiro, que assina o projeto da orla de Barão de Melgaço.

Os projetos seguem o mesmo conceito, mas adaptados à realidade de cada município. Haverá dois quiosques, playground para crianças em concreto polido, rampa mecanizada e escadas contemplativas com acessibilidade.

Leia mais: Empresários do setor de turismo de Mato Grosso terão R$ 17 milhões de crédito para apoiar suas atividades


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS