Governo lança licitação para construção do Módulo I da ZPE de Cáceres

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra/MT) lançou a licitação para a execução da obra de infraestrutura do Módulo I do loteamento da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres. A construção do módulo é uma etapa fundamental para a instalação da ZPE, após uma espera de mais de 30 anos. A obra, estimada em R$ 16 milhões é realizada com recursos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec/MT).

A licitação será realizada na modalidade de Concorrência pública, do tipo menor preço. As propostas serão abertas no dia 21 de dezembro, às 09h, na Sala de Reuniões da Sinfra/MT.

A ZPE de Cáceres tem uma área de aproximadamente 240 hectares no Distrito Industrial de Cáceres. O projeto dividiu a área em cinco módulos, que são os lugares onde as empresas efetivamente se instalarão e a área administrativa.

Até o momento, o governo do Estado já executou 80% da obra de construção dos oito blocos das unidades administrativas. O Módulo I, que vai ser licitado agora, é o que fica localizado mais perto da administração da ZPE.

Leia também: Unemat de Cáceres terá aporte de R$ 8 milhões para reforma e modernização

“Em menos de três anos nós estamos dando encaminhamento para um projeto que era aguardado há mais de 30 anos pela região oeste de Mato Grosso. Estamos finalizando a primeira etapa e lançando a construção dos módulos, espaços onde as  empresas vão se instalar e gerar desenvolvimento para a região de Cáceres”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira.

O secretário lembra que a atual gestão assumiu a obra paralisada e precisou refazer o projeto para atender uma série de exigências legais. “A ZPE vai possibilitar às empresas lá instaladas competirem de forma mais igualitária quanto às exportações e importações de produtos e será a grande mola propulsora do oeste mato-grossense. Um espaço de expansão global enquanto instrumento de desenvolvimento econômico para nosso Estado”, enfatiza o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda.

DIFERENCIAL – As ZPEs são áreas de livre comércio com exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas à produção de bens a serem exportados. A ZPE de Cáceres foi criada por meio de decreto presidencial em março de 1990, com o objetivo de reduzir desequilíbrios regionais, promover a difusão tecnológica e o desenvolvimento econômico e aumentar a competitividade das exportações brasileiras.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO

Tagged: , , , , ,