IBGE inicia Teste do Censo no Distrito do Sucuri, em Cuiabá

O Distrito do Sucuri, em Cuiabá, foi escolhido pelo IBGE para fazer parte do Teste do Censo, que será realizado durante todo o mês de novembro, em 27 unidades da Federação. No Sucuri, cerca de 750 domicílios de três setores censitários – unidade territorial estabelecida para fins de controle cadastral – passarão pela mobilização. O teste ocorre nos mesmos moldes do que foi realizado em setembro, na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.

Serão avaliados os equipamentos e sistemas de coleta, os questionários e a abordagem ao informante nos contextos regionais. Esse grande teste nacional também pretende mobilizar a sociedade para responder ao Censo Demográfico 2022, que visitará os mais de 70 milhões de domicílios brasileiros, em todo o país, a partir de junho do ano que vem.

Os recenseadores vão trabalhar uniformizados, com boné e colete azul com a logomarca do IBGE. No colete, há também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador. Eles vão utilizar um DMC de cor azul, semelhante a um smartphone, para a coleta das informações.

Os testes utilizarão o novo modelo misto de coleta em que, além da entrevista presencial, os moradores poderão optar pelo preenchimento do questionário pela internet ou responder por telefone. A Central de Apoio à Coleta dará suporte aos informantes que optarem pelo preenchimento dos questionários pela internet nos casos de dúvidas ou alguma dificuldade de acesso ao questionário.

Em todas as localidades dos testes para o Censo serão aplicados o questionário básico (26 perguntas) e o da amostra (77 perguntas) para verificação das perguntas, entre elas, a que trata da presença de pessoas com autismo no domicílio, tema incluído no questionário do Censo, conforme a Lei 13.861/2019.

Leia também: Pesquisa aponta que metade das empresas adia retorno aos escritórios

Para garantir a segurança dos recenseadores e dos moradores durante os testes, as equipes do IBGE vão trabalhar seguindo todos os protocolos sanitários de segurança contra a Covid-19, como o uso de máscara e higienização das mãos e equipamentos com álcool em gel e distanciamento social.

Como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas pelos moradores são confidenciais e o sigilo é garantido. Os moradores podem verificar a identidade de todos os entrevistadores do IBGE através do site respondendo.ibge.gov.br, do telefone 0800 721 8181 ou por meio do telefone 190, do CIOSP-MT (Centro Integrado de Operação da Segurança Pública em Mato Grosso).

NOVO PROCESSO SELETIVO – O IBGE também iniciou os trâmites para contratação de uma nova empresa que realizará o processo seletivo para o Censo em 2022.

No último dia 18 de outubro, a seleção para recenseadores e agentes censitários, que estava suspensa desde abril, foi cancelada pelo Instituto. O contrato com o Cebraspe, que realizaria a seleção, não foi renovado e a taxa de inscrição será devolvida aos inscritos. Em breve, novas informações serão divulgadas sobre a devolução da taxa e o início das inscrições do novo processo seletivo.

VEJA AQUI OUTRAS NOTÍCIAS DE POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO

Tagged: , , , , ,
%d blogueiros gostam disto: