Registros históricos

Jucemat destaca registros históricos de Mato Grosso em Livro da Inspetoria Comercial

Um dos fatos relevantes citados pela instituição é o dia 03 de fevereiro de 1893 que foi a aberta a empresa mais antiga de Mato Grosso do século 19
Segunda-feira 05 de Abril de 2021
Redação MT Econômico
Jucemat destaca registros históricos de Mato Grosso em Livro da Inspetoria Comercial

A Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) destaca a história de registros de empresas do Estado, por meio do Livro da Inspetoria Comercial. Um dos fatos relevantes citados pela instituição é o dia 03 de fevereiro de 1893, onde foi a aberta a empresa mais antiga de Mato Grosso do século 19. A firma Victorio Irmãos Costas apresentava diversos produtos e era um negócio administrado pela família.

O livro da Jucemat retrata os registros de pessoas conhecidas no Estado, como Pedro Celestino Corrêa da Costa, ex-governador de Mato Grosso nos anos de 1908 a 1911 e 1922 a 1924, que abriu um comércio em 1898.

De acordo com o presidente da Jucemat, Manoel Lourenço, estes dados têm importância histórica para o Estado. “A gente observa que naquela época os documentos eram mais gerais, não havia tantas informações, como quais eram os produtos que era possível encontrar naquelas empresas”, comenta.

O mesmo também é explicado pela gerente de arquivo, Gracimeire da Silva. “Este documento era uma forma de controlar tudo aquilo que entrava e saia do Estado. Então, esses manuscritos são ferramentas de informações”, assegura.

Além disso, no livro são mostradas algumas características da época como: a grande quantidade de empresas que eram abertas em sociedade entre irmãos, assim como a não necessidade do endereço, já que as empresas ficavam próximos aos portos para facilitar o deslocamento de mercadorias.  

É importante mencionar que nesse período Mato Grosso do Sul e Mato Grosso eram apenas um Estado, por isso há no livro informações sobre os dois. Para a sua conservação, a Jucemat tem tomado cuidados como: não pode ser manuseado sem a presença da gerente de arquivo e também não se pode fazer cópias. O material, entretanto, está disponível para pesquisa mediante estes requisitos.

Leia mais: Empresas do Terceiro Setor devem ter processo da Redesim integrados nos cartórios de Mato Grosso


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS