Mato Grosso tem 57,3% da população em idade para trabalhar exercendo alguma atividade remunerada. Esse índice coloca o Estado como o primeiro do ranking em todo o país.
Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao nível de ocupação do último trimestre de 2020. O nível de ocupação é a taxa que calcula a proporção de pessoas exercendo alguma atividade dentro da população em idade de trabalhar, que é de 14 anos ou mais.
A taxa de Mato Grosso está bem acima da média nacional, que é de 47,1%, e do Centro Oeste, com 53,1%. Os Estados vizinhos de Mato Grosso possuem índice de 52,9%, em Mato Grosso do Sul; 51,7%, em Goiás; e de 51,8%, no Distrito Federal.
Já outros Estados com índice acima de 50% são Santa Catarina (55,4%), Paraná (53,4%), Rio Grande do Sul (51,5%), Espírito Santo (52,7%) e Minas Gerais (50,8%).
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda, Mato Grosso se destaca na manutenção de empregos, devido à economia estável que possui, puxada principalmente pelo agronegócio.
“Mesmo tendo havido setores muito mais afetados [pela crise econômica e pela pandemia], como turismo, serviços e comércio em geral, em alguns locais no Estado a dificuldade é menor. Os municípios mais fortes no agronegócio conseguem manter sua atividade econômica. O que se produz no Estado acaba gerando a industrialização e uma série de outros serviços, como manutenção de máquinas e equipamentos e compra de insumos. Ações que contribuem para movimentar a economia estadual”, explicou ele.
Desemprego
Mato Grosso também registrou no período outro bom desempenho. O Estado é o segundo com a menor taxa de desemprego (9,9%), atrás somente de Santa Catarina, com 6,6%, de acordo com o IBGE. No país, a taxa de desemprego ficou em 14,6%, enquanto na região Centro Oeste, 12,7%.
Leia mais: Sine MT disponibiliza mais de 1,6 mil vagas de emprego nesta semana
Sine MT disponibiliza mais de 1,6 mil vagas de emprego nesta semana
Apesar de dezembro ruim, Mato Grosso registra saldo positivo na geração de emprego em 2020
Pelo sexto mês consecutivo, Cuiabá registra saldo positivo na geração de emprego
PIB registra forte elevação no terceiro trimestre, mas desemprego ainda é alto no Brasil
Licenças ambientais das indústrias de etanol de milho de Mato Grosso serão divulgadas durante Audiências Públicas
Jucemat destaca registros históricos de Mato Grosso em Livro da Inspetoria Comercial
Páscoa 2021 deve ter retração nas vendas e resultado pode ser pior que 2008
Apesar do leve aumento da confiança do comerciante de Cuiabá em março, indicador é ainda pior do que 2020
Locação de veículos aumenta em Mato Grosso com a pandemia
Governo de Mato Grosso realiza evento online sobre oportunidades para o agronegócio na China