fbpx
Mato Grosso participa de feira multissetorial na China

Mato Grosso participa, pelo segundo ano consecutivo, da 21ª CIFIT (feira multissetorial), que ocorre até este sábado, 11, em Xiamen, província de Fujian, na China. O evento internacional de promoção de investimentos chineses visa facilitar a negociação bilateral e estabelecer relações com outros governos, entidades do setor público e privado.

Em parceria com a Embaixada do Brasil e a Associação de empresas brasileiras na China, a representante do governo mato-grossense, a servidora estadual Ariana Guedes, acompanha as atividades no pavilhão brasileiro, que neste ano conta com a exposição de empresas como a Vale, Embraer, JBS, Suzano, Kameda, Simerx, Ecotrace, Embraco, entre outras.

Paralelamente a Cifit, ocorreu o Fórum dos Brics no qual foi assinado um termo de cooperação entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia, e Inovação do Estado de Mato Grosso (Seciteci/MT), voltado ao Parque Tecnológico Mato Grosso e o Torch Park Xiamen (zona de livre comércio de alta tecnologia gerida pelo Ministério de Ciências e Tecnologia da China). Existem apenas três parques na China com a marca Torch.

“Neste ano, além da exposição de potencialidades de Mato Grosso foi possível mostrar projetos estaduais para investimentos e cooperação como o Parque Tecnológico Mato Grosso, smart cities, smart agriculture, mineração, entre outros. Uma grande oportunidade para Mato Grosso são as parcerias para projetos de cooperação voltados à redução de emissões de carbono e neutralidade de carbono com foco na agricultura”, relata Ariana.

Ao formalizar a cooperação durante o Fórum, a Seciteci, poderá expandir os eixos de atuação do ecossistema de inovação do Estado por meio da parceria com o Xiamen Torch Park.

O projeto de cooperação entre Mato Grosso e China tem se fortalecido, conforme noticiado pelo Mato Grosso Econômico anteriormente.

A Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC) foram parceiros de Mato Grosso nesta iniciativa.

Neste ano, Mato Grosso foi o único estado brasileiro a participar do Simpósio Internacional para BRICS Think Tanks 2021, realizado no dia 10 de junho também na cidade de Xiamen, no leste chinês.

Leia também: Especialistas dão dicas de como começar a exportar para China; veja

Tagged: , , ,