fbpx
Mato Grosso registra crescimento de 6% e lidera ranking da retomada da economia brasileira

Mato Grosso registra crescimento de 6% e lidera ranking da retomada da economia brasileira, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estados do Norte e do Centro-Oeste marcaram o maior crescimento econômico no último trimestre.

A alta está relacionada à recuperação da econômica local, após o forte impacto causado pela segunda onda de covid-19, no início do ano. A crise fez com que medidas restritivas à circulação fossem adotadas, inibindo o funcionamento parcial da indústria, comércio e serviços.

Apesar disso, segundo noticiado pelo Mato Grosso Econômico, o orçamento de Mato Grosso projeta crescimento na arrecadação estadual. A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), aponta que o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2022, estima orçamento 14,2% maior do que o de 2021

Conforme os dados, o Centro-Oeste teve taxa de crescimento mais homogênea, variando de 4,2% no Distrito Federal a 6% em Mato Grosso. Houve uma recuperação nos serviços às famílias, que foram fortemente impactados pela segunda onda da Covid-19. Outro segmento que também teve forte expansão foi o de intermediação financeira.

O principal destaque setorial no país foi o crescimento do PIB agropecuário. A expansão foi de 8,4% no trimestre analisado, motivado pelo aumento da demanda produtiva e exportações. A soja foi um dos protagonistas nesse cenário.

Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostram que a produção da oleaginosa cresceu 8,9% na última safra, atingindo 135,9 milhões de toneladas no país. Em Mato Grosso você pode acompanhar o desempenho da soja e outras culturas produtivas no ícone agronegócio dessa página.

Leia também: Mato Grosso registra quase o dobro de contratações de trabalhadores em relação à média nacional

Tagged: , , , , , ,