A população tem um novo posto para se cadastrar biometricamente no  4° Posto Avançado de Biometria implantado no Várzea Grande Shopping.

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso instalou oficialmente o trabalho biométrico. A prefeita da cidade Lucimar Campos enfatizou a importância dessa iniciativa da Justiça Eleitoral em Várzea Grande, município que conta com mais de 180 mil eleitores. 

"A biometria é momento importante do processo democrático estadual, processo tecnológico já ampliado em Mato Grosso. Chegou a Várzea Grande em 2015 para mobilizar os eleitores a buscarem uma forma ainda mais segura de validação do seu voto. Esse sistema eletrônico de votação implantado no Brasil, já reconhecido mundialmente, e que agora, por meio da biometria, aperfeiçoa os mecanismos de controle e fiscalização dos pleitos eleitorais, fortalece a democracia. Este é, a partir de hoje, o quarto local de atendimento aos eleitores de Várzea Grande, para a coleta biométrica de dados ", disse. 

Para o desembargador Luís Ferreira da Silva, a biometria é usada em inúmeros países para melhorar a segurança e garantir um sistema de votação democrático e seguro.  "Várias tecnologias têm sido desenvolvidas pela Justiça Eleitoral brasileira. A mais recente é a biometria, que nas eleições gerais a identificação do eleitor passará a ser pelas impressões digitais. É um sistema rápido, seguro e eficiente.  No Brasil, a emissão de passaportes, de carteiras de identidade e o cadastro das Polícias Civil e Federal contam com sistemas biométricos. Em Várzea Grande, de um total de 180 mil eleitores, apenas 19 mil foram cadastrados até o momento, daí a importância de firmarmos parcerias, a fim de criarmos postos de atendimento para facilitar o acesso do eleitor aos serviços essenciais. Aqui estão instalados 10 kits, que funcionarão até o dia 4 de maio próximo, quando, de acordo com o calendário das eleições, a Justiça Eleitoral fechará o cadastro para emissão de novos títulos e movimentação de eleitores. Quem ganha com isso, com certeza, é o povo varzeagrandense", concluiu.

O diretor-geral da Justiça Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, Felipe Oliveira Biato, afirmou que a parceria feita entre TRE/MT e o Várzea Grande Shopping foi fundamental para assegurar a ampliação dos serviços eleitorais prestados pelo órgão ao município de Várzea Grande.