GESTÃO DE CONTAS

Prefeitura de Tapurah renegocia com fornecedores gerando economia de mais de R$ 370 mil ao ano

Conforme o coordenador do setor de compras da atual gestão, Jonatas Viana Siqueira, a renegociação dos contratos vigentes com o município faz parte de um plano de medidas para melhorar a eficiência da máquina pública
Quinta-feira 04 de Outubro de 2018
Redação
Prefeitura de Tapurah renegocia com fornecedores gerando economia de mais de R$ 370 mil ao ano
Foto: Reprodução

A administração municipal de Tapurah vem realizando desde o início deste ano (2018) a renegociação de valores de contratos com seus fornecedores, principalmente na parte de prestação de serviços. O objetivo é reduzir o custo operacional do município, mas mantendo a qualidade dos serviços.

Conforme o coordenador do setor de compras da atual gestão, Jonatas Viana Siqueira, a renegociação dos contratos vigentes com o município faz parte de um plano de medidas para melhorar a eficiência da máquina pública, juntamente com a economia de combustíveis e outras ações que vem sendo tomada pela administração desde o ano passado. Segundo Siqueira, o valor da economia anual é de R$ 376.242,12 (trezentos e setenta e seis mil, duzentos e quarenta e dois reais e doze centavos) e chegará a R$ 1.128.726,36 (um milhão, cento e vinte e oito mil, setecentos e vinte e seis reais e trinta e seis centavos) até o fim da atual gestão (em 2020).

“A nossa meta era diminuir o custo administrativo, mas sem prejudicar a qualidade dos serviços prestados à administração. Todas as empresas entenderam a nossa proposta e flexibilizaram os valores de acordo com as possibilidades. Com essa economia a prefeitura aumenta a sua capacidade de investimentos nas áreas da saúde, educação e obras”, destaca Jonatas Viana Siqueira.

Dentre os contratos renegociados estão o de prestação de serviços de telefonia, o qual teve uma diminuição de valores na ordem de 60%, prestação de serviços de internet com redução de 15%, serviço de energia elétrica com redução de 5%, e funcionalismo terceirizado entre 1,5% e 6% de redução.

Para o prefeito Iraldo Ebertz, a administração pública tem o dever de zelar pelo dinheiro público e só gastar o necessário para a manutenção dos serviços essenciais à população, mas sem prejudicar o atendimento aos cidadãos tapuraenses. Conforme Iraldo, além de reduzir valores de contratos com prestadores de serviços a administração busca aumentar a arrecadação de receitas, através da conscientização das empresas que atuam no município e que declaram sua produção ou serviços em outros municípios. Estas ações são necessárias, segundo Iraldo para assegurar a boa gestão, uma vez que os governos federal e estadual não conseguem cumprir com as suas obrigações com os municípios.

“Atualmente não adianta as administrações municipais ficar esperando recursos dos governos federal e estadual, eles estão em situações difíceis, então nós precisamos fazer a nossa parte. Desde que assumi a administração municipal eu acredito que podemos melhorar os serviços públicos sem aumentar os gastos. Este ano estamos conseguindo, através de inúmeras ações, baixar o custo da máquina pública e mesmo assim mantendo a qualidade dos serviços. Outra frente que estamos trabalhando é para evitarmos a perda de receitas para outros municípios. As empresas que atuam em Tapurah, elas exigem melhorias nos serviços públicos e infraestrutura, e para isso é preciso que todos cumpram o seu papel”, ressaltou.


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