AMA-MT

Cuiabá inaugura nova sede para atender autistas e famílias

O novo espaço inaugurado é mais amplo e oferecerá uma série de serviços essenciais na habilitação e no desenvolvimento das pessoas diagnosticadas com autismo
Redação MT Econômico
Cuiabá inaugura nova sede para atender autistas e famílias

Foi inaugurada em Cuiabá nesta quinta-feira (27), uma nova sede da Associação de Pais e Amigos do Autista de Mato Grosso (AMA). O espaço localizado no bairro Santa Cruz II teve o terreno doado pela prefeitura municipal de Cuiabá, após solicitação do vereador Lilo Pinheiro (PDT) em 2015. A infraestrutura foi construída pela Plaenge com a ajuda dos colaboradores da empresa e apoiadores da iniciativa privada, que contribuíram com os custos do projeto. A obra custou cerca de R$ 450 mil e teve apoio de 60 parceiros.

“Conseguimos construir esse projeto com o esforço da Plaenge, dos colaboradores, diretores da AMA e apoio da iniciativa privada. Somos gratos pela doação do terreno pela prefeitura e contamos com o apoio para ajudar a manter as atividades funcionando. Muitas famílias que possuem filhos autistas precisam de assistência e orientação. Esse espaço é destinado à isso, mas haverá custos para o local se manter”, disse Rogério Fabian, diretor regional da Plaenge.

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) se sensibilizou à causa e disse que não medirá esforços para ajudar. “Se tiver algum convênio para liberar apoio vou autorizar, se precisar de alguma medida que precise fazer, vou fazer. Conheci essa causa por meio do vereador Lilo Pinheiro (PRP) em 2015. Ele foi no Rio de Janeiro conhecer mais sobre esse tipo de instituição e até me envio um vídeo. Comecei a estudar mais sobre o tema, que antes confesso que não conhecia muito bem. Me sensibilizei à causa. Podem contar com meu apoio para o que precisarem”, disse o prefeito.

O projeto teve participação primordial do vereador Lilo Pinheiro (PDT), representando a Câmara Municipal de Cuiabá. “Depois de seis anos isso se tornou realidade. Fizemos uma articulação política da concessão desse espaço para a Associação dos Amigos do Autista, bem como a destinação de R$ 650 mil reais de emenda parlamentar para que a criança autista de Cuiabá seja cuidada com todas as especialidades”, disse.

A presidente da AMA, Kelly Viegas, disse que a principal dificuldade dos pais é conseguir atendimento pelo SUS. “É muito difícil, demorado. Para obter laudos e o atendimento adequado é muito moroso”, diz ela, ao comemorar a inauguração da nova sede e informar que o atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, com encontro de pais aos sábados.

AMA

A Associação de Pais e Amigos do Autista de Mato Grosso (AMA) é uma instituição sem fins lucrativos que atende centenas de crianças, adolescentes e adultos diagnosticados com autismo. A entidade estima que existam cerca de 10 mil pessoas diagnosticadas com autismo em Mato Grosso, sendo que aproximadamente duas mil delas vivem em Cuiabá. 

O projeto começou há 20 anos, mas foi a partir de 2015 que ganhou força. É mantido basicamente através de parcerias firmadas com empresas como a Plaenge, que liderou a execução das obras da nova sede.

O novo espaço inaugurado é mais amplo e oferecerá uma série de serviços essenciais na habilitação e no desenvolvimento das pessoas diagnosticadas com autismo. O funcionamento começa, efetivamente, em outubro. Serão oferecidos atendimentos gratuitos com profissionais de fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, psicologia, neurologia, psiquiatria, serviço social e educação física, por meio de parcerias.

Leia mais: Vacina Solidária viraliza na internet e atinge marca de 1 tonelada de alimentos arrecadados



COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS