De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) e o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é um dos três tipos de câncer de maior incidência no mundo, é o que mais acomete mulheres em 154 países. Os números são alarmantes: 2,1 milhões de diagnósticos pelo mundo, mais de 59 mil casos no Brasil em 2018. Para o Brasil, estimam-se 59,7 mil casos novos de Câncer de Mama Feminina para 2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
O câncer de mama pode matar: os dados mais atuais são de 2017 e são disponibilizados pelo DATASUS, do Ministério da Saúde. Foram 16.724 mortes por câncer de mama feminino no Brasil em 2017, e 203 mortes por câncer de mama masculino no Brasil no mesmo ano. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para o câncer de mama: cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos.
Inteligência artificial contra o câncer
Aqui no Brasil, uma startup chamada PreviNEO resolveu utilizar a inteligência artificial para prevenir, diagnosticar e reduzir os riscos de incidência dos principais tipos de câncer que ocorrem no Brasil, através de um programa de oncologia. O método de atuação consiste em três etapas principais: análise de dados, cálculo de risco e orientações. Foram mais de 5 mil casos de pacientes em risco identificados pela startup.
É por meio de uma Anamnese que a IA atua com o paciente ao primeiro "contato" virtual: isso significa que, por meio de um questionário, o paciente informa a IA, que por sua vez faz o rastreamento para câncer de próstata, câncer de mama, câncer de pulmão, câncer de cólon e câncer de útero. Para poder fazer o teste, a pessoa primeiro precisa preencher um formulário com informações pessoais (como o nome, endereço, idade) e depois preencher o histórico médico (se já fez exame genético (BRCA) ou se já teve câncer. Só então a empresa disponibiliza o teste com os tipos de câncer.
Ao selecionar um deles, o usuário se depara com novas questões. No caso do câncer de mama, a primeira pergunta é se já foi feita alguma radioterapia no tórax para tratar linfoma. Em seguida, a PreviNEO pergunta a idade em que a primeira menstruação aconteceu, com que idade teve o primeiro filho (se tiver), quantos parentes já tiveram câncer de mama, se já foi feita alguma biópsia na mama e, por fim, quando foi feita a última mamografia.
Depois de tudo pronto, a empresa manda um e-mail com orientações. "O algoritmo calcula o risco por inteligência artificial. Com os dados obtidos, o indivíduo ao final recebe a resposta personalizada com a estratégia para a redução do seu risco que pode ser alterações de hábitos de vidas, realização de exames, consultas médicas com especialistas”, explica o doutor Rodrigo Camargo, sócio fundador da PreviNEO. O peso da informação, segundo a startup, deriva de evidência científica robusta e guidelines das principais sociedades médicas do Brasil e do mundo para os 5 tipos de tumor englobados.
Questionado sobre a porcentagem de erro dessa inteligência artificial, Rodrigo Camargo responde: “O percentual de erro está relacionado ao grau de veracidade de informações que o paciente nos passa. Por isso a importância de um programa de comunicação cuidadoso e educativo previamente a aplicação do método”.
Atualmente, a PreviNEO atua no mercado B2B. No entanto, está elaborando uma estratégia operacional para o mercado B2C, onde usuários comuns poderão acessar o sistema. As empresas podem se beneficiar dos dados da inteligência artificial para análises de risco populacional e reduzir risco de câncer e mortalidade. “Por exemplo, identificar pacientes que necessitem de exames complementares que levem ao diagnóstico precoce, quando a doença é passível de tratamento”, ressalta. Já a indicação do especialista pode ou não acontecer, dependendo de cada caso e de cada empresa parceira.