Solidariedade

Solar Coca-Cola doa 150 cápsulas de oxigenação para hospitais em Mato Grosso

Iniciativa é fruto do investimento em um protótipo construído pelo Senai-MT que poderá contribuir para a redução do tempo de internação hospitalar e a necessidade de encaminhamento de pacientes para a UTI.
Solar Coca-Cola/Capuchino
Solar Coca-Cola doa 150 cápsulas de oxigenação para hospitais em Mato Grosso

A Solar Coca-Cola, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT), está realizando a doação de 150 cápsulas de oxigenação para isolamento individual de leitos para a Secretaria de Saúde do Estado (SES MT). A entrega foi realizada nesta sexta-feira (02), na sede do Senai em Várzea Grande. A iniciativa faz parte dos investimentos que a Solar tem realizado para contribuir com as ações de enfrentamento ao novo Coronavírus e que vem movimentando uma verdadeira rede solidária em Mato Grosso e nos outros nove estados onde atua.

Desenvolvido pela Samel, empresa de equipamentos hospitalares situada no Amazonas, e produzida pelo Senai-MT, o equipamento irá contribuir para evitar a necessidade de procedimentos invasivos que visem dar suporte à respiração do paciente. Com isso, são reduzidos o tempo de internação hospitalar e a necessidade de encaminhamento de pacientes para a UTI. As cápsulas também proporcionam mais rotatividade nas vagas dos hospitais, diminuindo as chances de contaminação em profissionais da área da saúde. A cápsula possui uma estrutura de PVC e é equipada com filtro de ar que permanece acoplada à cama do hospital, isolando a parte superior do paciente e evitando que ele acabe contaminando outras pessoas por meio de um mecanismo que retém o vírus.

O diretor de Relações Externas da Solar, Fábio Acerbi afirma que a doação faz parte do movimento da empresa em buscar a parceria e protagonismo no dia a dia da vida das comunidades, clientes, consumidores, colaboradores como uma visão de negócio sustentável. "Momentos críticos, como o que vivemos hoje com a pandemia, desafiam a todos e demandam ainda mais esforços e dedicação. Por isso, de acordo com as necessidades mais urgentes de cada local ou cada grupo, estamos realizando uma série de ações emergenciais para dar algum alívio aos que mais sofrem nesse momento".

Desde o início da pandemia, o Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt) tem atuado fortemente para mitigar os impactos da doença. Neste período, cerca de 2 milhões de máscaras hospitalares já foram produzidas, além de 2.500 protetores faciais, também conhecidos como faceshields. O Senai MT trabalha ainda na manutenção de cerca de 140 respiradores hospitalares, essa iniciativa conta com aporte financeiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).

"Temos colocado toda nossa expertise à disposição no combate dessa doença. O uso das cápsulas de oxigenação faz parte de uma estratégia para atender doentes nos ambulatórios. Esses equipamentos não substituem os respiradores, mas são muito importantes na proteção dos profissionais da saúde e na melhoria de oxigenação dos doentes que apresentam sintomas mais avançados", pontua o presidente do Sistema Fiemt, Gustavo de Oliveira.

Outras contribuições – Em Mato Grosso, além das cápsulas, a Solar já realizou a doação de 12 mil litros de água para hospitais da rede municipal, estadual e federal além de sucos, garrafas para o envase de álcool líquido a 70% para o Governo do Estado e equipamentos de proteção individual como óculos de proteção, toucas e jalecos. A empresa segue investindo em outras frentes de ajuda, sempre articulando parcerias com outras indústrias e com os governos.  "Temos nos dedicado a contribuir desde o fornecimento de cestas básicas, recursos financeiros para cooperativas de catadores e ONG's do Coletivo Coca-Cola, até cartilhas educativas para pequenos pontos de venda em parceria com o Sebrae, tentando identificar aquilo que pode ser mais relevante e importante para quem está perto de nós. Estamos agindo assim em todo nosso território de atuação", ressalta Acerbi.

Sobre a Solar Coca-Cola

Segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no País, a companhia conta com mais de 12 mil colaboradores e possui 10 fábricas espalhadas por todo o Nordeste e no Mato Grosso. Dentro desse território a Solar é responsável pela produção e distribuição de mais de 150 produtos da Coca-Cola. Com 330 mil pontos de venda, a empresa chega a 20 milhões de lares em todo o país e tem faturamento anual de cerca de R$ 6 bilhões.

Leia mais: Solar Coca-Cola abraça campanha ‘Eu Escolho Mato Grosso’ com peças de incentivo nos pontos de venda


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS